Piscina em casa: tudo o que você precisa saber antes de ter uma

vantagens piscina em casa
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Ter uma piscina em casa é ter um item de luxo que muitas pessoas desejam. Afinal, moramos em um país tropical onde o calor, constantemente, vem fazer uma visita e subir os termômetros. Ter um ambiente como esses agrega valor ao nosso lar. Mas, por em prática pode parecer uma tarefa difícil. Porém, quando planejada, esse desejo pode sair do papel e ir direto para o seu lar sem dores de cabeça.

Muitas são as razões para se ter uma piscina em casa. Dentre elas o fato de ser o ambiente ideal para momentos inesquecíveis com a família e amigos, como pool partys e churrascos em dia de domingo. Além disso, com esse espaço, a vida pode se tornar mais saudável, haja visto que será possível fazer exercícios aquáticos, que são extremamente indicados para nossa saúde e bem-estar.

Ter uma piscina em casa ainda faz com que o ambiente fique mais valorizado. Estima-se que o valor de venda de um imóvel com piscina seja cerca de 20% mais alto do que o de uma casa sem. E ainda é possível ressaltar o conforto e aconchego que esse ambiente traz, sem a necessidade de ir a clubes que, muitas vezes, estão cheios demais.

Na hora de construir uma piscina, porém, muitas dúvidas podem surgir. Por onde começar? O que é preciso? Será que vai sair muito caro? Continue a leitura pois neste artigo, iremos tratar sobre várias delas. Olha só:

Quanto custa ter uma piscina em casa?

Atualmente, no mercado, é possível encontrar materiais, equipamentos e acessórios que são necessários para a construção de uma piscina a preços bem acessíveis.

É possível também encontrar a piscina produzida em diversos materiais, com preços a partir de R$ 13 mil, já com a instalação inclusa. O que faz toda a diferença. Esse valor pode ser parcelado, o que facilita ainda mais a tornar o desejo possível.


Contudo, é preciso lembrar que uma piscina em casa envolve custos com a manutenção e ela precisa ser feita. Não é necessário que ela seja feita, exatamente, por um profissional da área. A própria pessoa pode comprar os produtos químicos necessários, uma vez que seja orientado por um profissional para que tudo seja feito da forma correta.

Estrutura e impermeabilização


Analisando seu espaço e recursos, é hora de definir qual será a estrutura do espaço que será construído. Existem variadas opções, as mais conhecidas são a alvenaria estrutural, concreto armado e os pré-moldados, como a piscina de fibra de vidro que é bastante popular e que são vendidas prontas em lojas.

Para que a estrutura seja feita da forma correta, sem que haja riscos, o ideal é procurar profissionais adequados que saibam fazer os cálculos para unir o que você deseja ao que é possível fazer, de forma segura, com o espaço disposto. É sempre importante lembrar: independente do formato escolhido, a piscina é uma construção enterrada, por isso requer um suporte grande para a pressão da terra ao redor.

Outro item importante é a impermeabilização. As piscinas de fibra já possuem isso, nesse caso, a água só irá vazar se o material apresentar furo ou imperfeição. O que reforça a necessidade de uma pesquisa prévia de marcas, materiais de qualidade e lojas sérias e qualificadas.

Mas, se a piscina escolhida for de outros sistemas, é preciso uma proteção das paredes e fundo do espaço. Existem vários produtos específicos para isso, um exemplo são as mantas asfálticas ou pinturas impermeabilizantes.

Filtragem

Toda piscina precisa de um sistema eficaz de filtragem para funcionar. O ralo de fundo irá ajudar no escoamento da água, enquanto que uma bomba e um filtro são necessários para realizar a circulação e o tratamento corretos.


No que se refere ao ralo, é importante ressaltar que existem normas fixas de seguranças, específicas para a instalação de cada um. O próprio estabelecimento que você irá comprar pode te ajudar na escolha, contudo, se houver dúvidas, não hesite em procurar um profissional, afinal, é melhor não ter surpresas com a construção pronta.

cerca de proteção para piscina em casa
Segurança para piscinas residenciais: cerca de proteção


Segurança

A piscina é um lugar de diversão, mas, sem os cuidados necessários, pode causar sérios acidentes. Por isso é ideal pensar na segurança dentro e fora dela, para garantir bons momentos, sem sustos.

O primeiro ponto a se pensar é em relação ao revestimento dentro e fora da piscina. Materiais como o piso cimentício e antiderrapantes podem ser uma boa escolha. Além disso, é possível optar por pisos térmicos, que não deixarão o piso aquecer demais, podendo causar queimaduras e até quedas.


Outro ponto imprescindível, principalmente para quem tem crianças, é a cerca de proteção para piscina. Ela pode ser instalada no entorno da piscina, evitando que as crianças cheguem até o local sem a supervisão de um adulto. O ideal é que a cerca tenha uma altura onde a criança não consiga escalar e pular. O material da cerca deve ser de qualidade, afinal, ficará exposto ao clima.

Ademais, é preciso atender as orientações do fabricante, pois pode ser que seja necessário trocar de tempos em tempos. O ideal, nesse caso, é buscar uma empresa especializada em redes de segurança para que a instalação seja feita da forma correta e eficiente.


Outra opção importante para garantir a segurança do espaço é colocar uma tampa de lona. Esta deve ser resistente e suportar peso para garantir que, em caso de acidentes, a pessoa não afunda. Além disso, é importante que a piscina tenha uma escada para que quem a esteja usando consiga sair com mais facilidade, aumentando a segurança.


Para garantir a segurança, é preciso pensar além da piscina também. Itens como boia, espaguetes e coletes salva-vidas são sempre bem vindos. Para reforçar ainda mais a proteção de quem amamos.
Piscina desejada, planejada, construída e pronta. As etapas parecem difíceis quando lidas em um texto.

Mas com uma equipe especializada e fornecedores qualificados, é possível tornar esse sonho realidade. Tudo isso sem grandes surpresas. Não deixe para depois, afinal, o verão está batendo à nossa porta!