Juntar dinheiro para faculdade dos filhos: 3 dicas para colocar e

juntar dinheiro para faculdade
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Quem tem filhos sabe que é um desafio dar conta de tantas preocupações, não é? Saúde, lazer, educação, entre outras. Por isso, é importante se organizar para conseguir lidar com tanta demanda. Pode parecer cedo demais, mas você já está poupando dinheiro para faculdade dos filhos? 

Mesmo que seu objetivo seja mandar seus filhos para universidade pública, é importante ter uma reserva caso não aconteça. Afinal, a cada ano que passa os vestibulares têm se tornado mais concorridos. No Brasil, ainda não é comum pensar tão a frente, mas nos Estados Unidos, por exemplo, os pais começar a poupar desde cedo para faculdade dos seus filhos. É claro que são realidades diferentes, mas é uma ideia interessante para garantir o futuro dos seus filhos. 

Para isso, existem algumas dicas de como economizar grana para os estudos dos seus pequenos. Poupança no banco, organização financeira, previdência privada infantil , entre outras. 

Quer saber dicas para conseguir juntar dinheiro para faculdade dos filhos? Veja neste artigo.

Dicas para juntar dinheiro para faculdade dos filhos

Comece a poupar cedo

A poupança é a opção clássica para quem deseja juntar dinheiro, não é? Apesar de não ser um grande investimento, ela ainda é uma importante ferramenta de economia de dinheiro. Nela, é possível juntar recursos sem taxas de pagamento. 

Pensando nisso, você pode todo mês separar uma quantia desde que seu filho nasceu e economizar. A poupança tem esse caráter bem livre, ou seja, você pode poupar todo mês conforme o seu orçamento mensal, assim você não sente um impacto tão grande lá na frente, quando seu filho decidir ir para faculdade. 

Ajuste o orçamento da sua família

Bom, além de pensar onde investir o seu dinheiro, é preciso criar um planejamento financeiro. A ideia é que mensalmente você consiga economizar uma quantia, isso irá mexer nos hábitos de consumo de toda família. A boa notícia é que você estará economizando desde muito cedo, então não vai passar aperto lá no futuro. O interessante dessa técnica é que você pode ir ganhando mais conforme o tempo e ajustando seu orçamento. 

Não estamos sugerindo que você não deva sair mais com a família aos fins de semana levar as crianças ao parque, cinema, jogos, etc. Só que é preciso pensar a longo prazo, afinal, as crianças têm muito o que viver e vão sempre precisar da ajuda dos pais. Defina um valor e cosmético a poupar já! 

Invista seu dinheiro

Outra estratégia que também pode ser usada, mas que exige um pouco mais de conhecimento e de tempo para funcionar, é o uso de investimentos. Por meio de aplicações financeiras, você faz com que seu dinheiro gasto a render.

Nossa dica de investimento é uma previdência privada infantil. Pode parecer estranho, já que uma previdência privada é associada à aposentadoria, mas esse investimento também é muito usado para investir o seu dinheiro e traçar outros planos e objetivos. A faculdade para seu filho pode ser uma!

Mas como funciona a previdência infantil privada? Você pode incluir uma criança como beneficiária do seu plano. Nesse caso, na falta de um dos responsáveis, o dinheiro investido é repassado para a criança, sem necessidade de reembolso. 

Já a outra forma seria colocar o filho como titular. Nesse caso, quando for o momento certo, ele poderá resgatar o dinheiro e decidir onde aplicá-lo. Pode ser para pagar uma faculdade ou fazer um intercâmbio. Enfim, são maneiras de gastar esse dinheiro com a educação do seu filho.