Fatos e Curiosidades sobre a Turma do Chaves

turma do chaves bastidores
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Chaves, Seu Madruga, Chiquinha, Dona Florinda, Quico, Professor Girafales, Bruxa do 71, Seu Barriga. Quem não se lembra desses personagens que fizeram história na TV brasileira?

O seriado mexicano Chaves foi criado em 1971 por Roberto Bolaños, que também é o intérprete do personagem principal. É o seriado que ficou mais tempo no ar na TV brasileira e atravessou gerações com o seu humor perspicaz e ao mesmo tempo inocente. 

O seriado alia personagens caricatos e situações cotidianas de moradores do subúrbio, sendo estrelado pelo garoto carente que vive em uma vila onde passa pelas mais diversas situações ao lado dos moradores. 

Se você também curte essa turma divertida, continue lendo e descubra algumas curiosidades da série que você talvez ainda não saiba!

O nome do Chaves

O verdadeiro nome do Chaves nunca foi revelado. Apesar de para nós brasileiros Chaves parecer um nome ou sobrenome, no México o nome “El Chavo” pode ser traduzido como “o menino”, de forma que não equivale a um nome próprio. 

E este mistério nunca foi desvendado, pois sempre que o tema surgia e Chaves ia dizer seu verdadeiro nome algo acontecia e ele era interrompido.

O apartamento do Chaves

Apesar de na maioria dos episódios o personagem ser encontrado dentro do barril, o que levava a acreditar que ele morava dentro do barril, em alguns episódios o garoto conta que não morava dentro do barril e que vivia em um apartamento da vila com uma idosa.

Contudo, o apartamento também nunca foi relevado, e a idosa que o abrigava nunca apareceu na série. 

Assim como o nome do Chaves, onde e com quem ele morava também foi um mistério que sempre aguçou a curiosidade dos fãs, adultos e crianças, mas que nunca foi desvendado. 

Outros indícios também fazem crer que o Chaves não morava dentro do barril. No começo da série, seu título era “El Chavo del Ocho”. 

E, apesar de o número 8 ter sido uma referência ao canal onde ela era exibida, depois, ele se tornou uma referência ao número do apartamento onde ele morava.

Pois a série mudou de emissora e passou a ser transmitida no canal 9, sem alteração do título. Mas a porta do apartamento onde ele morava nunca apareceu na série. 

Por causa de um fã, a Pópis deixou de ter problema na voz

A Pópis é uma personagem que não aparecia em todos os episódios, mas mesmo assim ficou muito conhecida pelos fãs. 

A garota era interpretada pela mesma atriz que fazia a Dona Florinda e tinha a voz “fanha”. Contudo, um fã certa vez disse ao criador da série, Bolaños, que o filho também tinha a voz assim e, por causa da personagem, sofria bullying na escola. 

Ao saber disso, Bolaños alterou essa característica, retirando-a da personagem. A Pópis sumiu do seriado por um tempo e, depois, retornou com a voz normal. 

Mas isso não ocorreu na versão com dublagem brasileira. Na verdade, o que ocorreu foi o inverso, pois no início a personagem dublada no Brasil tinha a voz normal e depois passou a ter essa característica.  

Godinez e Chaves são irmãos na vida real

Horacio Gómez Bolaños interpretou o personagem Godinez na série, que também era um personagem que aparecia com menos frequência. 

O que muita gente não sabe é que o ator é irmão do criador da série Roberto Bolaños, que interpretava o Chaves.

O Sanduíche de presunto

O sanduíche de presunto era muito famoso e comentado na série, pois era o prato favorito do Chaves. Muitos foram os momentos em que Chaves falava o quanto amava o sanduíche de presunto. 

Contudo, o que pouca gente percebeu é que ele só apareceu comendo o tão amado sanduíche de presunto por duas vezes durante todos os episódios. 

Tangamandápio existe na vida real

Quem não se lembra do carteiro Jaiminho? Apesar de não fazer parte do núcleo principal, o personagem arranca boas risadas e eterniza o bordão “Eu quero evitar a fadiga”. 

Além disso, o personagem sempre falava de sua cidade natal, a famosa Tangamandápio. Mas a maioria das pessoas não sabe que a cidade realmente existe. Trata-se de uma pequena cidade e fica no interior do México. 

Desde 2012 foi erguida uma estátua em homenagem a Jaiminho pela administração da pequena cidade. 

O bordão do professor Girafales foi inspirado na vida real

O professor Girafales ficou famoso com o bordão “tá, tá, tá, tá”, que reproduzia sempre que perdia a paciência, em tom de irritação. 

Porém, muita gente não sabe de onde veio esse bordão. O ator que interpretava o famoso professor, Rubén Aguirre, criou esse bordão inspirado por um professor real que ele teve na infância e que dizia isso sempre que se irritava. 

De onde veio o nome Bruxa do 71

A Dona Clotilde, interpretada por Angelines Fernández, também era chamada de Bruxa do 71, que remetia ao número de apartamento dela na vila. 

Esse número foi escolhido porque ela começou a trabalhar com Bollaños logo no início do seriado, em 1971, o que deu origem ao nome e à escolha do número de seu apartamento. 

O verdadeiro motivo do sumiço da Chiquinha

Durante um período da série, a personagem Chiquinha, interpretada por Maria Antonieta de las Nieves, deixou de aparecer na série e era dito que ela tinha ido morar com as tias no interior. 

Contudo, muita gente não sabe o motivo do sumiço da Chiquinha da série que ocorreu pois, no ano de 1974, a atriz ficou grávida e precisou se afastar por um tempo.

Foi nesse período que surgiu a personagem Pópis, para cobrir o desfalque da Chiquinha, e ela continuou fazendo parte da série, mesmo não estando no elenco principal. 

Desentendimentos entre Chaves e Quico na vida real

O personagem Quico saiu da série e a justificativa na trama foi de que ele teria ido morar com uma madrinha. A saída do personagem ocorreu quando o ator Carlos Villagrán recebeu uma proposta para trabalhar em uma série na Venezuela. 

Contudo, muitas versões circularam sobre o desentendimento entre Villagrán e Bolaños e muitos dizem que o motivo do afastamento dos dois foi o fato de que Bolaños namorou com Florinda Meza, a Dona Florinda, que também teve um romance com Villagrán.

Primeiro episódio de Chaves

Antes de se tornar a aclamada série televisiva, o primeiro episódio de Chaves, que foi ao ar em 1971, era apenas um quadro no programa de Bolaños chamado “Chespirito”.