Bom, primeiramente gostaria de deixar claro que ninguém é dono do Google e todos os dias surgem novidades, ou seja, o que funcionou ontem pode não funcionar hoje. E isso vale para qualquer estratégia de SEO. Porém, existem algumas “táticas” mais antigas e que ainda continuam dando certo.
Posicionamento no Google
O posicionamento no Google é o processo de melhorar a posição do seu site nos resultados de pesquisa do Google. Se você está tentando melhorar o posicionamento do seu site, existem algumas coisas que você pode fazer para aumentar as suas chances de sucesso.
Primeiro, você precisa entender como o Google classifica os sites. O Google usa um algoritmo complexo para determinar a posição de um site nos resultados de pesquisa. Esse algoritmo leva em consideração diversos fatores, incluindo o conteúdo do site, a popularidade do site e os links para o site.
Se você quer melhorar o posicionamento do seu site, é importante que você esteja atento a todos esses fatores. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:
Conteúdo Relevante
O conteúdo é um dos principais fatores que o Google leva em consideração ao classificar os sites. Se você quer melhorar o posicionamento do seu site, é importante que você crie conteúdos relevantes e originais. Os conteúdos duplicados não só não vão ajudar o seu site a ranquear bem, como também podem fazer com que o seu site seja penalizado pelo Google.
Criar conteúdo relevante e original não basta. Você precisa promover esse conteúdo para que as pessoas possam encontrá-lo. Existem diversas maneiras de promover os seus conteúdos, incluindo SEO (otimização para motores de busca), marketing de conteúdo e mídias sociais.
Mídias Sociais
As mídias sociais são um ótimo meio para melhorar o posicionamento do seu site de forma orgânica. Elas permitem que você crie uma presença online para o seu site e aumente a visibilidade do seu conteúdo. Além disso, as mídias sociais também podem ajudar a melhorar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca.
Links em Portais
Outro fator importante que o Google leva em consideração é o número e a qualidade dos links para o seu site. Links de sites spammy e/ou irrelevante podem prejudicar seriamente o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisa do Google. Por outro lado, links de sites relevantes e populares podem significativamente melhorar o posicionamento do seu site. Portanto, é importante ter cuidado com quem você linka e onde você coloca os links para o seu site.
Site de portais é uma ótima opção pois tem um tráfego de pessoas constante. Invista em fazer postagem em portais para conseguir credibilidade com o Google.
Dito isso, vamos às dicas
Conteúdo original e bem escrito é sempre um grande chamariz para o Google;
Crie um blog e atualize-o periodicamente com conteúdo relevante;
Faça parcerias com outros sites/blogs do mesmo segmento para troca de links (isso ajuda muito o site na hora da indexação);
Envie suas postagens para sites de bookmarking (uma espécie de “quebra galho” quando não temos tempo para fazer parcerias);
Utilize as redes sociais a seu favor! Compartilhe seus artigos nas redes sociais e incentive as pessoas a colocarem os links dos seus artigos nos perfis delas;
Cuidado com as palavras-chave! Não use densidade elevada nas palavras (google penaliza sites que fazem isso), nem utilize apenas uma só palavra chave em todas as postagens; Aposte em títulos criativos mas que transmitem diretamente qual será o conteúdo do texto;
Coloque meta tags nas imagens e descreva-as com cuidado na barra de descrições;
Cuide bem do design do site pois um visual limpo atrai mais olhares do google Tenha sempre um mapa do site atualizado inclusive com sitemap.xml;
Sempre utilize links internos – quando for mencionar produtos da sua loja virtual por exemplo, insira um link redirecionando para dentro da plataforma;
Para finalizar faça testes A/B – esses testes te permitem saber qual versão da sua página converte melhor os visitantes em clientes/leitores/assinantes.
Paralelamente você consegue monitorar melhor aquilo que poderia estar errado em determinadas etapas importantes.
Outro tipo importantíssimo: invista em Marketing Digital! Uma boa campanha orgânica só fará sentido caso você esteja divulgando seu site corretamente utilizando todos as ferramenta.