top of page
  • Foto do escritorEquipe do Castelo

Como limpar bichos de pelúcia?

Assim como almofadas, travesseiros e outros itens com enchimento, os bichos de pelúcia também devem ser higienizados com cuidado, principalmente para proteger as crianças de doenças respiratórias causadas por ácaros e fungos.

Logo, para eliminar todos os resquícios de sujeira dos brinquedos é necessário atenção.

Todos os bichos de pelúcia possuem características específicas, que interferem na hora da lavagem. Material, enfeites, acessórios e detalhes da confecção devem ser analisados no momento de levar à máquina.

Neste artigo, selecionamos algumas dicas para te ajudar a limpar bichos de pelúcia corretamente em casa. Então, continue lendo e confira orientações que podem te auxiliar a higienizar os brinquedos dos pequenos. Confira!

Limpeza para retirar pó

Quando não utilizados com frequência, os bichos de pelúcia podem acumular muito pó e, consequentemente, ácaros prejudiciais à saúde respiratória das crianças. Embora sejam lindos enfeites para o quarto dos seus filhos, os brinquedos que ficam nas prateleiras juntam muita sujeira e, por isso, devem ser higienizados com frequência, mesmo para remover somente o pó.

Para limpar bichos de pelúcia sem colocá-los em contato com a água, a dica é utilizar um aspirador de pó. Dessa forma, tire os bichinhos da prateleira, leve-os para o quintal ou para a lavanderia – de preferência um lugar aberto – e comece a limpeza.

É possível envolver o aspirador de pó em uma meia-calça para evitar o contato direto entre o brinquedo e a poeira acumulada no aparelho doméstico. Ainda assim, tome cuidado para não danificar o objetivo com a sucção.

Limpeza para retirar ácaros

Os ácaros são os principais causadores de alergias presentes no nosso dia-a-dia, eles podem ser encontrados em tapetes, roupas de cama, cortinas, ar condicionado e, também, em bichos de pelúcia. Por serem feitos de fibra e algodão, esses objetos são perfeitos para a proliferação de tais microorganismos. Com isso, a limpeza é fundamental.

No entanto, ela não é tão simples assim. Para eliminar os ácaros, recomenda-se colocar o bicho de pelúcia em uma saco plástico e, então, levá-lo ao freezer, pois as baixas temperaturas são capazes de matar os organismos.

Você pode complementar a limpeza lavando o objeto na máquina.

Lavagem na máquina

Por fim, outra maneira de limpar bichos de pelúcia é por meio da lavagem tradicional, na máquina de lavar. Contudo, por se tratar de um item que contém enchimento e material delicado, é preciso ter cuidado antes lavar.

Primeiramente, é necessário conferir as recomendações da etiqueta para saber qual método de lavagem é indicado para aquele brinquedo em especial. Algumas pelúcias só devem ser lavadas a seco, por exemplo, pois a ação da água pode ser prejudicial ao material do bicho de pelúcia. Assim, o ideal é levá-la a uma lavanderia profissional para realizar a higienização.

Dessa forma, é preciso analisar alguns detalhes antes de colocar na máquina e ter certeza de que:

  1. O brinquedo não possui baterias;

  2. O brinquedo possui detalhes delicados;

  3. A etiqueta permite a lavagem com água;

  4. O brinquedo não possui rasgos ou danos que podem piorar com o movimento da máquina.

Assim, basta remover os acessórios do bicho de pelúcia e lavar, de preferência em um ciclo delicado e com água fria. Tenha cuidado para não danificar o bichinho durante a lavagem. Ao final, escove ele e deixe secar.

Embora seja possível limpar bichos de pelúcia em casa, o processo é extremamente delicado. Para não estragar o brinquedo e remover todas as sujeiras e ácaros prejudiciais à saúde das crianças, todo o cuidado é pouco.

Por isso, uma alternativa a lavagem tradicional é contar com lavanderias profissionais como a BonaSecco, que garante a limpeza dos bichos de pelúcia de forma simples e segura, sem danificar ou deixar resquícios de sujeira.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page