top of page
  • Foto do escritorEquipe do Castelo

Casa com energia solar tem mais valor?

A energia solar traz diversos benefícios para a residência que adota este sistema. Mas um dos benefícios que mais fazem com que as pessoas adotem esse sistema é o fato da grande economia que esse sistema traz para o bolso do consumidor.

Além da economia significativa trazida pelo sistema de energia solar, há um outro fator de peso quando o assunto é energia solar: a valorização do imóvel.

Será que uma casa com um sistema de energia solar instalado vale mais no mercado imobiliário do que uma casa com sistema de energia comum?

É o que você vai conferir agora com a leitura deste texto. Então, vamos à leitura.

Então, imóvel com energia solar é ou não é mais valorizado?

Para responder a esta pergunta, nós trouxemos uma pesquisa que foi realizada nos Estados Unidos. E a resposta é sim, a casa que conta com um sistema de energia solar é mais valorizada no momento da venda.

É isso o que as informações arrecadadas pelo laboratório de Berkeley nos revela sobre o preço das casas com sistema de energia solar instalado, comparados com uma casa com sistema de energia comum.

Berkeley, é um conceituado laboratório administrado pela UC (Universidade da Califórnia), com mais de 13 Nobels. O laboratório conta também com o apoio do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Os estudos iniciais realizados pelo laboratório, mostram que em média os compradores estavam dispostos a pagar 15.000 dólares a mais por um imóvel que conta com um sistema de energia solar.

Teve também um outro estudo feito no ano de 2015 que mostra que os investidores estavam dispostos a investir mais em imóveis com energia solar por meio de uma espécie de aluguel de placas de energia solar. Esse tipo de aluguel é chamado de Lasing, e é praticada em todo o mundo.

A valorização de uma casa com sistema fotovoltaico

Uma pesquisa recente realizada pelo laboratório de Berkeley, mostrou que casas com sistema de energia solar são valorizadas cerca de 3% a 6% a mais do que uma casa com sistema de energia comum.

O aumento deste valor varia entre U$ 10.000,00 e U$ 22.000,00 isto é, em reais cerca de 35.000,00 e 95.000,00.

Nos Estados Unidos, atualmente, são mais de 600.000 imóveis que contam com um sistema fotovoltaico.

Conclusão

As pesquisas nos mostram que realmente os imóveis que possuem um sistema fotovoltaico instalado, são mais valorizados no mercado.

Mas isso nós já podíamos intuitivamente constatar, já que este tipo de imóvel tem em si agregado todos os benefícios que trazem este sistema, sobretudo, a grande economia nas contas de luz.

Além disso, esse sistema carrega consigo o grande valor ambiental, já que a luz é extraída da fonte natural que é o sol. Com isso, as pessoas tendem a enxergar o imóvel de uma maneira diferente, isto é, mais valorizada.

Se você pensa em instalar um sistema de energia solar em seu imóvel, então faça já uma simulação do quanto lhe custaria para a instalação.

Bônus: Muitas operadoras de energia elétrica já contam com os serviços de devolução da energia produzida, evitando que você faça o investimento de baterias para o seu circuito, barateando muito o custo do projeto, como é o caso da Enel. que atua em Cabo Frio, portanto se você produz energia solar cabo frio e tem um contrato com a enel, você produz e distribui na rede durante o dia e eles te devolvem a energia produzida à noite.

1 visualização0 comentário
bottom of page