Quais os animais mais venenosos do mundo

animais mais venenosos
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Possivelmente você já tenha se perguntado quais são os animais mais venenosos do mundo, já que esta é uma dúvida de grande parte das pessoas.

Esse questionamento é de fato muito pertinente, visto que algumas das espécies mais perigosas do mundo podem estar mais perto do que se imagina.

Caso tenha interesse em ver esses animais o zoológico de sorocaba conta com algumas das espécies mais venenosas do mundo.z

Para evitar surpresas muito desagradáveis, que podem levar inclusive à morte, é importante saber quais são esses animais peçonhentos e qual seu habitat natural.

Confira!

Baiacu ou Peixe-balão (Tetraodontidae)

 Embora tenha uma carinha bem amistosa, o Peixe-balão é um dos animais mais venenosos do mundo, na categoria dos vertebrados ocupa a segunda posição, perdendo apenas para a rã-dardo-dourada.

Este animal, que pode ser encontrado nos mares de clima tropical de todo o planeta, contém uma quantidade suficiente de toxina capaz de matar humanos.

Mesmo com todo o risco que oferece, o Baiacu é uma iguaria muito consumida no Japão, sendo conhecida como fugu.

Certamente, é preciso ter uma boa dose de coragem para saborear este prato, pois, o veneno produzido por este peixe mata a pessoa por asfixia de forma rápida e violenta.

ra verde

Rã-dardo-venenoso 

Conforme mencionado acima, a Rã-dardo-venenoso é, entre os vertebrados, a espécie mais venenosa.

Por esse motivo é considerada como um dos animais mais venenosos do mundo, sendo capaz de matar, com apenas 2 microgramas do seu veneno, cerca de 20 humanos e 20 mil ratos.

Embora existam mais de 100 exemplares diferentes, o tipo mais venenoso é a Rã-dardo-dourada.

Aranha armadeira (Phoneutria)

Engana-se quem pensa que as aranhas, classificadas como um dos animais mais venenosos do mundo, encontram-se em outros países.

A Aranha armadeira, de origem brasileira, é considerada pelo livro dos recordes como a espécie mais perigosa de todo o globo.

Um diferencial desse tipo de aranha é o de ir atrás do seu próprio alimento, dispensando a necessidade de tecer uma teia para este fim.

Dessa forma, a Aranha armadeira não poupa nem os humanos, bastam apenas 6 microgramas do seu veneno para matar um rato.

É preciso muito cuidado, já que essa espécie é bem adaptada ao ambiente urbano, podendo ser encontrada em espaços mais escondidos de uma casa, bem como em sapatos, roupas e até nos carros.

Os sintomas mais comuns provocados pelo veneno da Aranha armadeira são:

  •   Febre;
  •   Dor intensa;
  •   Priapismo, que é uma ereção que acontece de maneira desconfortável e intensa, com duração de até 2 horas e pode causar impotência.

Inland taipan (Oxyuranus microlepidotus )

Geralmente encontrada na Austrália, a Inland taipan é uma espécie de cobra que está na categoria dos animais mais venenosos do mundo.

Para se ter uma ideia da magnitude do risco que proporcionar com sua toxina que é 200 mais intensa que a de qualquer outro exemplar de sua espécie.

Ou seja, com apenas uma picada da Inland taipan, é possível matar até 100 humanos adultos.

Por mais perigosa que seja, essa espécie de cobra possui um perfil mais pacato, ficando boa parte do tempo em  lugares como dunas de desertos ou  embaixo das pedras.

Mesmo que não haja casos de mortes provocadas por esse animal, é preciso entender que a neurotoxina tem o poder de acabar com a vida de uma pessoa em menos de 1 hora.

Polvo de anéis azuis (Hapalochlaena )

O tamanho aproximado do Polvo de anéis azuis é de 20 cm, por isso é considerado o menor da sua espécie.

Todavia, sua toxina é forte o suficiente para matar 26 adultos em poucos minutos, o que é pior, não há antídoto para combater o seu veneno.

Normalmente sua cor apresenta-se na tonalidade amarela, mas quando está agressivo e ponto para o ataque, assume a cor azul.

Seu ataque acontece de maneiras distintas por meio de seus dois tipos de veneno que são expelidos pela saliva.

Primeiramente, é utilizado um dos venenos para capturar a presa, em seguida, a tetrodoxina causa de forma imediata uma grande fraqueza muscular, tonturas, parada respiratória e por fim a morte.

Conclusão

De fato, o mundo abriga uma infinidade de bichinhos fofos, dóceis e que podem inclusive ser criados dentro de casa, mas também existem aqueles que são considerados os animais mais perigosos do mundo.

Além dos que foram mencionados acima, existem muitos outros, como: Cobra-real, Caracol de cone- de- mármore, Peixe-pedra, entre outros.

Portanto, caso esteja em ambientes propícios a esses animais, fique o mais longe possível, para que não corra nenhum tipo de risco.